Cada dia a natureza produz o suficiente para a nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não haveria pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.

Mahatma Gandhi

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Projeto "Empilhando Pilhas"

• PROJETO “EMPILHANDO PILHAS” – Uma proposta para reduzir o impacto ambiental decorrente do descarte inadequado de pilhas e baterias.

SÍNTESE DO PROJETO

Os entendidos do assunto definem as pilhas como um veneno lançado ao meio ambiente diariamente por milhões de pessoas. Uma pilha comum contém, geralmente, três metais pesados: zinco, chumbo e manganês, além de substâncias perigosas como cádmio, o cloreto de amônia e o negro de acetileno. A pilha de alcalina contém, também, o mercúrio, uma das substância mais tóxica que se conhece. O maior perigo ocorre quando se joga uma pilha ou bateria no lixo comum, pois há o risco dessas substâncias e metais pesados entrarem na cadeia alimentar humana, causando sérios danos a saúde. Entretanto os signatários da presente proposta acreditam fazer sua parte para minimizar os perigos do descarte inadequado das pilhas e baterias, pois o principal objetivo desse projeto é incentivar a destinação de pilhas e baterias para reciclagem, evitando assim, os danos ao meio ambiente, além de estimular uma mudança prática de atitudes à formação de novos hábitos, bem como um todo. Diante desse fato, propõe-se a implementação do Programa de Educação Ambiental para alunos da 1ª a 8ª série do Ensino Fundamental, com foco no descarte adequado de pilhas e baterias, através da sensibilização de professores e alunos, oficinas, distribuição de panfletos explicativos a população como parte da metodologia. O monitoramento e avaliação serão feitos de forma sistemática. Ao longo de todo o processo serão feitos registros das ações e de algumas falhas para análise de conteúdo e questionários com a população atendida. Como forma de avaliação, pretende-se também medir o impacto do projeto através de adesão dos alunos à proposta e o número de materiais coletados. Ao final será realizado um relatório de gestão.
De acordo com a Constituição Federal, em seu Art. 225: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defende-lo e preserva-lo para as presentes e futuras gerações”.
Apesar da aparência inocente e de seu tamanho, as pilhas e baterias são hoje um grave problema ambiental. No Brasil são produzidas anualmente, segundo a associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE), cerca de 800 milhões de pilhas, entre as chamadas secas (zinco-carbono) e alcalinas.
A resolução do Conama 257/99 especifica, através de seu art.13, que pilhas e baterias que atenderem os limites previstos em sua composição de mercúrio. Cádmio e chumbo, poderão ser dispostas juntamente com resíduos domiciliares, em aterros sanitários licenciados. Como conseqüência, as pilhas e baterias acabam sendo dispostas em locais inadequados, acarretando riscos à saúde e ao meio ambiente.
Curso de Formação Arte-Educação Ambiental
Ênfase- Gestão de Projetos em Educação Especializada
Usina Colombo S/A Açucar e Álcool/Departamento de Educação Ambiental
Orientador: Prof. Esp. Willian Silva dos Santos
Alunos: Marcia Tomá de Aquino, Geraldina Maria Leoni Milani, Flávia Vieira e Aneth Valéria Postigo Vogaz.
Palestina, outubro de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário