Cada dia a natureza produz o suficiente para a nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não haveria pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.

Mahatma Gandhi

domingo, 28 de março de 2010

Dicas de Projetos

Projeto: Transformando o lixo
Objetivos:
· Possibilitar o entendimento dos diferentes tempos e processos do início da decomposição dos materiais orgânicos em comparação com os inorgânicos recicláveis (vidros, plásticos, metais, papéis) e entre esses inorgânicos.
· Proporcionar uma reflexão sobre a importância do gerenciamento integrado do lixo urbano para a diminuição do volume de resíduos nos aterros sanitários e para o controle da poluição ambiental.
Áreas envolvidas: Geografia, Ciências, Língua Portuguesa, Arte e Matemática.

Projeto: Vivo do lixo
Objetivos:
· Sensibilizar alunos de médias e grandes cidades brasileiras a respeito da situação de inúmeros trabalhadores que vivem coletando, catando ou mesmo consumindo lixo. Por meio dessa sensibilização, pretende-se propor uma reflexão sobre questões cruciais ligadas á melhoria das condições de vida de toda a população: esta situação já melhoraria se separássemos nosso resíduos, se evitássemos o desperdício de alimentos por meio de manipulação e embalagens adequadas e se, noutra esfera de ação cobrássemos, ao Poder público, a implementação de uma política de Gerenciamento Integrado do Lixo Urbano (a curto e médio prazos) e de redistribuição de renda (a médio e longo prazos).
Áreas envolvidas: Geografia, História, Ciências, Matemática, Língua Portuguesa, Arte e Teatro.

Projeto: Cuidando da água
Objetivos:
· Leitura e interpretação de uma conta de água.
· Realizar coletas de dados relativos ao consumo de água.
· Organizar e interpretar dados coletados.
Áreas envolvidas: Matemática e Língua Portuguesa.

Projeto: Embalagens X lixo X reciclagem: uma convivência possível
Objetivos:
· Classificar as embalagens segundo as formas.
· Explorar sistema de medias: massa, capacidade, volume e área.
· Organizar dados em tabelas e gráficos.
· Desenvolver o hábito de leitura das informações contidas nas embalagens.
· Desenvolver a importância da necessidade de escolha de embalagens adequadas á conservação dos alimentos. Acondicionamento em estoques e fácil reciclagem.
Áreas envolvidas: Matemática, Língua Portuguesa, Ciências e Geografia.

Projeto: A sobrevivência do ser humano no planeta depende também das pequenas ações.
Objetivos:
· Visualizar o lixo produzido na escola pelos próprios alunos.
· Criar condições para que o aluno reflita sobre a sua condição de interferir nos encaminhamentos dados á produção e destinação do lixo produzido em sua localidade por ele no espaço escolar.
· Identificar a coleta de lixo como parte do processo de gerenciamento integrado do lixo.
· Valorizar as ações coletivas que repercutam na melhoria das condições de vida na escola e em sua localidade ( segundo a orientação dos Parâmetros Curriculares Nacionais do MEC).
Áreas envolvidas: História e Ciências.

Projeto: O lixo da escola.
Objetivos:
· Coletar informações sobre o lixo na escola e organizá-las em tabelas e gráficos.
· Valorizar as pequenas ações que possibilitem interferir na produção de lixo e, consequentemente, na reação do homem com a natureza.
· Implantar a coleta seletiva na escola.
Áreas envolvidas: Matemática, Língua Portuguesa, Arte e Geografia.

Referêcias: Meio Ambiente, Cidadania e Educação – Projeto Cultural Ambiental nas Escolas. Realização Tetra Park

Nenhum comentário:

Postar um comentário