Cada dia a natureza produz o suficiente para a nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não haveria pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.

Mahatma Gandhi

sexta-feira, 19 de março de 2010

O uso de um bem coletivo para fins privados

As hidrelétricas são responsáveis por cerca de 90% do total da eletricidade gerada no país, o que sempre foi considerado positivo, por se tratar de uma fonte renovável e supostamente "limpa", na medida em que não emite gases poluentes como as termelétricas a carvão ou gás, e não gera resíduos perigosos como as usinas nucleares.

Sendo o Brasil um país privilegiado em recursos hídricos, criou-se um certo consenso de que se deveria optar pela hidreletricidade em detrimento das outras formas de geração de energia. Esta sempre foi considerada mais limpa e barata do que as demais, o que traria ganhos comparativos em relação aos outros países. Por essa razão, a partir da década de 1970, quase todos os grandes e médios rios do centro-sul do país (Tietê, Paraná, São Francisco, Tocantins, Grande, Doce, Paraíba, entre outros) ganharam barragens para a produção de energia, dentro da idéia de aproveitar ao máximo o "enorme" potencial hidrelétrico brasileiro.


http://www.socioambiental.org/inst/camp/Ribeira/energia

Texto retirado do Módulo 3, Unidade 4, Atividade2 - Curso Ed. para Diversidade e Cidadania-UNESP-Bauru (EAD).

Nenhum comentário:

Postar um comentário